quarta-feira, 27 de março de 2013

Plano de Contingência e de Recuperação de Desastres


O Plano de Contingência e Continuidade de Negócios (também chamado de Plano de Resposta a Incidentes, ou Plano de Recuperação de Desastres) são procedimentos adotados para tratamento dos incidentes de segurança, com o objetivo de minimizar o risco de inoperância ou paralisação dos componentes e processos essenciais ao negócio. Um plano de recuperação de desastre é um plano de ação detalhado, passo a passo, para colocar o negócio novamente no rumo, e rapidamente, depois de um desastre natural ou provocado pelo homem.
Segundo a norma ISO/IEC/17799 (2001), devem ser desenvolvidos planos para manter ou restaurar as operações do negócio nas réguas de tempo exigidas seguintes à interrupção, ou falha, nos processos críticos do negócio. Cada funcionário deve ser treinado para desempenhar um papel no plano de recuperação de desastres. Depois dos funcionários, é a vez do backup e recuperação de dados, especialistas recomendam que sejam feitas cópias de segurança dos dados em discos rígidos, e que sejam armazenadas ou exportadas para servidores de terceiros em uma instalação fora do local.
O processo de planejamento da continuidade do negócio deve considerar o seguinte:
– identificar e acordar todas as responsabilidades e procedimentos emergenciais;
– documentar os processos e procedimentos acordados;
– implementar procedimentos emergenciais a fim de propiciar a recuperação e restauração dentro do tempo exigido (com atenção à avaliação de dependências externas e de contratos vigentes);
– treinar adequadamente a equipe nos processos e procedimentos emergenciais e no gerenciamento de crise;
– realizar testes e atualização dos planos.
Desta forma, todo o processo de planejamento poderá focar-se nos objetivos requeridos pelo negócio, bem como nos serviços e recursos que serão utilizados nesse processo, para que o mesmo se efetive com sucesso.

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