quarta-feira, 27 de março de 2013

O que são normas NBR ISO/IEC 17799; RFC 2196 e ISO/IEC 15408


NORMA NBR ISO/IEC 17799
Descreve os controles de segurança que são requeridos no ambiente das empresas e disserta que os sistemas de gestão de segurança da informação devem se focar na gestão de riscos, a fim de atingir os objetivos de: melhorar a informação empresarial a respeito dos sistemas de tecnologia da informação a fim de melhorar sua segurança; quantificar e analisar fraquezas eventuais dos ativos de informação e permitir que a gerência tome decisões fundamentadas sobre gestão de risco, eventualmente justificando despesas alocadas a esse fim. Foi revisada em junho de 2005, passando por algumas modificações estruturais, tais como o incremento de dezessete controles novos admitidos, um novo capítulo sobre a Gestão de Incidentes de Segurança da
Informação. Ela procura cobrir diversos tópicos referentes à área de segurança em Tecnologia da Informação e, assim, possui um grande número de controles e requerimentos os quais, ao serem cumpridos, podem melhorar ou, de certa forma, garantir a segurança das informações em uma empresa.

NORMA RFC 2196
Descreve políticas e procedimentos de segurança para sites com sistemas na Internet. Tem o objetivo de ser um guia para desenvolvimento de políticas de segurança em informática e para os procedimentos de sites que apresentam sistemas disponíveis na Internet. Apresenta como propósito o de ser uma espécie de guia prático aos gestores, para tentar fornecer maior segurança a uma grande variedade de informações e serviços. Os assuntos abordados incluem os conteúdos de políticas de segurança e sua formação, alguns tópicos técnicos específicos de segurança de redes, e possíveis atitudes que devem ser tomadas frente a incidentes de segurança.

NORMA ISO/IEC 15408
Trata-se da segurança dos processos de desenvolvimento, manutenção e análise de sistemas informatizados e apresenta-se subdividida em três partes que são: definições e metodologia, requisitos de segurança, metodologias de avaliação. Ela surgiu visando garantir a segurança do software e procurando satisfazer os princípios da segurança da informação. Aborda as definições dos componentes técnicos de segurança os quais visam um processo de avaliação de sistemas. Esse processo é conhecido como Critérios Comuns e seu objetivo principal é discutir definições, metodologias e avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário